O que pode realmente derrubar a Red Bull?

sábado, 27 de abril de 2024 às 14:55

Unidade de Potencia da F1 2026

Por: Adauto Silva

Depois das notícias dessa semana dando conta que Adrian Newey e depois Max Verstappen podem abandonar o barco da equipe Red Bull, muita gente, incluindo fãs e jornalistas, não perderam tempo em afirmar que a saída dos dois vai levar a Red Bull à derrocada.

Primeiro que não está confirmado que ambos vão sair e os dois tem contrato. Newey disse que quer sair, mas de “querer sair” a como sair e quando sair são outras histórias que ninguém sabe.

Há fortíssimos rumores que Max Verstappen e sua trupe teriam uma reunião marcada com Toto Wolff da Mercedes para o GP de Miami ou logo após. Mas eu não vi confirmação oficial disso vinda da boca do Toto Wolff ou da trupe do Verstappen. O Dude disse que até pode haver uma reunião, mas isso não significa nada, pois “o Lobo tem tido inúmeras reuniões com vários pilotos e seus empresários”.

Helmut Marko disse – em meio à luta de poder dentro dos Touros – que Verstappen tem uma clausula em seu longo contrato (até 2028) com a Red Bull que o amarra a condição da permanência de Marko na equipe. Isso também não foi confirmado pela direção da Red Bull, até porque trata-se de uma bizarrice sem precedentes na história da F1.

Marko é um mero consultor da Red Bull Racing que engloba também a equipe RB. Ele cuida principalmente do programa de jovens pilotos da organização e é chamado de “Doutor” porque tem um doutorado em Direito, não porque seja um engenheiro. Marko não sabe projetar e nem desenvolver carros de corrida. Não dá qualquer “pitaco” técnico porque não sabe e não tem essa função.

Para você ter uma ideia, Marko sequer aparece no organograma oficial da Red Bull ou de suas equipes de corrida.

O único trunfo de Marko na Red Bull é ter a amizade e lealdade dos Verstappen, principalmente de Max. O tricampeão já avisou que vai para onde Marko for, o que para mim é uma tremenda loucura, pois Max tem essa lealdade por Marko porque foi escolhido por ele para ingressar na antiga Toro Rosso quando tinha 17 anos. Claro que isso é motivo de gratidão, mas quantos pilotos Marko escolheu e acabaram sendo literalmente chutados das duas equipes?

Max Verstappen está até hoje na Red Bull porque entrega e entrega muito, já tem três títulos e vai ganhar o quarto esse ano. Ele também seria chutado como os outros, caso não entregasse. Portanto ele não deve mais nada a Marko. Ele simplesmente foi uma das poucas escolhas certeiras de Marko. Fim de história.

“Fim de história” se não houvesse o triunvirato “Helmut Marko + família Verstappen + área austríaca da Red Bull” querendo tirar Christian Horner de lá, que tem o apoio do dono majoritário da coisa toda, o tailandês Chaleo Yoovidhya. Eu desconfio (e o Mate concorda comigo) seriamente que essa clausula não existe ou existia originalmente e foi inventada pelo triunvirato como a última tentativa de tirar Horner de lá.

O fato é que Max tem desde 2022 o carro mais dominante da história da F1 e tudo leva a crer que continuará tendo até 2025.

Em 2026 é quando a história pega e derruba a Red Bull

Se realmente houver aquela clausula no contrato que liga umbilicalmente Max a Marko – o que devia ser minuciosamente investigado pelo Horner e seu apoiador Yoovidhya – ele devia correr em 2025 na Red Bull e depois sair junto com Marko para 2026.

Porque digo isso? Em 2026 o regulamento da F1 muda e o efeito solo – que continuará – deixará de ter a mega importância que tem desde 2022. A importância da aerodinâmica será dividida com o motor, que mudará para ter 50% de energia a combustão limpa (com o novo combustível) e 50% puramente elétrica. Pior, a Red Bull não terá a Honda, mas sim sua própria unidade de potência depois de rejeitar inexplicavelmente – isso sim é soberba – a Porsche.

Qual a chance da primeira UP da Red Bull Powertrains ser competitiva? Eu respondo; perto de zero. A Red Bull nunca fez um motor sequer simples na vida. Como ela vai competir com as fabricantes de motor mais do que centenárias numa UP altamente complexa e inédita como essa? Seria um milagre, algo que não acontece em engenharia.

Por isso eu cravo que em 2026 a Red Bull não terá a menor chance de ser campeã. E isso vai se dever ao motor e não a aerodinâmica, já que de acordo com a minha fonte lá dentro, o Mate, os Touros têm alguns engenheiros – pelo menos dois – que entenderam e sabem perfeitamente o conceito do efeito solo de Newey e tem plenas condições de continuar a desenvolver um super trabalho nessa área do carro.

Agora, depois de Lewis Hamilton ter abandonado a Mercedes pela Ferrari no meio de seu contrato, uma vez que não acredita mais no poderio aerodinâmico dos Prateados, se Max deixar a Red Bull pela Mercedes no final desse ano – pegando as migalhas que Hamilton deixou -, podem interná-lo num manicômio, já que ele estaria praticamente abrindo mão de ser pentacampeão seguido por causa de sua “babá” Helmut Marko.

E por último a pergunta que para mim não quer calar. Eu simplesmente não consigo ver Toto Wolff trabalhando com o Marko e o Jos fungando no cangote dele cobrando prioridade total da equipe ao Max. Simplesmente não consigo. Será que alguém na Mercedes consegue?

Adauto Silva
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